“Pare com essa picaretagem”… Esta frase é a inspiração do dia para o post de hoje.
Segunda feira, acordei as 5:55hs, o mesmo horário de sempre para minha meditação diária de GRATIDÃO e CONEXÃO INTERIOR, com a aplicação dos 8 passos do Método Respirar e Relaxar, que cultivo todos os dias para desenvolver as áreas do meu cérebro comprovadamente ligadas à compaixão e felicidade pessoal.
Amo acordar assim e isso me faz muito feliz!
Acordo agradecendo um novo dia e geralmente não olho mensagens, mas neste dia foi diferente…
Diariamente leio a lição do dia do UCEM – Um Curso de Milagres (curso único que me foi apresentado pela amada Rafa Tavolaro, e que sigo estudando este ano com um grupo especial sob a batuta amorosa da querida Jeane Mendes) e faço minha meditação com base no exercício mental do dia para acordar, de fato, com o pé direito!
Mas nesse dia, um clique a mais me tirou do eixo… “Pare com essa picaretagem” dizia a mensagem postada no direct do Instagram. E, em seguida, mais uma mensagem estonteantemente indelicada.
“Respira, Andrea...” – eu dizia para mim mesma – “Para um pouquinho, respira fundo e vamos tentar entender o que está acontecendo...”
Esta era eu racionalmente conversando comigo mesma.
Enquanto isso, pernas bambas, coração acelerado, uma tristeza enorme no meu peito, e um misto de surpresa, indignação, e uma confusão emocional que há tempos não sentia.
Dizem que quando você tem “haters” on line significa que você já é famoso! E isso, então, significa que você deveria estar feliz (???) porque alguém está incomodado com o que você escreve e publica, pois isto é um sinal que muitas pessoas andam lendo a sua mensagem para o mundo.
De fato, eu nunca tinha me preparado para receber uma mensagem assim, ainda mais porque meu trabalho é baseado pura e simplesmente no amor ao próximo, e todas as postagens são feitas muito mais como uma fala de cura de mim para mim mesma, que divido com a rede, do que tentar impor qualquer coisa a alguém.
E aí, adivinhem como foi intensa minha meditação diária… Bora nos 8 passos: alonga coluna, fecha os olhos, sorriso no rosto, prestando atenção na respiração… Inspira Luz… Expira Luz…, caminho pelo meu oásis interior mas não consigo sentar a beira daquela minha árvore amiga que me abriga todos os dias para a tela mental do dia… continuo caminhando e caminhando e caminhando, deixando o tempo da meditação passar até que o sininho toque e eu volte um pouco mais leve e consciente das minhas emoções e mais equilibrada para o dia.
E inexoravelmente o dia segue, e, em um momento, lembrando que minhas curas emocionais vem muito por meio da escrita, aqui estou eu dividindo este instante desafiante com vocês.
-
Como lidei com meus sentimentos com meu primeiro hater?
Ao longo do dia, essa palavra ecoa em minha mente: picaretagem. Me sentindo ainda bem indigesta, resolvi, então, buscar o significado oficial do termo. Talvez isso ajude…
Significado de Picaretagem – O primeiro resultado do Google vem com os seguintes significados: pessoa aproveitadora; ação ardilosa, moralmente condenável, para a obtenção de compensações ou favores.
Depois que li essas definições, ainda assim estava estranha lá dentro do peito e, então, continuo aqui escrevendo…
Este ano completando 50 anos de idade, com inúmeras histórias de superação pessoal e profissional – na área formal: mestrado, doutorado, pós-doutorado; na área informal: cursos, imersões, investimentos, aprendizados, e grupos de estudos – e, há mais de 30 anos, me preparando para dividir esse Método tão poderoso com vocês com muuuito amor e carinho…
Depoimentos inimagináveis, abraços super apertados e demorados depois de cada palestra e meditação guiada, sorrisos sinceros, leveza e beleza interior desde os ambientes mais requintados até as comunidades mais simples, incontáveis eventos felizes, amigos que nunca vi pessoalmente espalhados no mundo todo… Picaretagem?…. Não… Os resultados humanos mostram que não é possível que seja!
Escrevendo agora mais tranquila, vou me dando conta de todo este maravilhoso caminho que venho percorrendo formalmente com o Método Respirar e Relaxar por mais de 4 anos, e lembrei de um vídeo espetacular do Prof. Karnal que tem emocionantes ensinamentos:
Só posso me ofender se eu não me conhecer;
A minha paz só pertence a mim;
Eu só posso me ofender se eu aceitar que a antipatia do outro se torne uma comunhão irmanada no ódio;
Eu deveria evitar atingir ao outro com a minha mágoa, não por humildade, mas por vaidade, para que os outros não saibam onde está a minha dor.
E nestes ensinamentos estão a virada de chave que preciso para tirar a minha tristeza do peito! Respiro e Relaxo de novo, agora com um lindo e sincero sorriso no rosto! Consegui!!!
Já sei como fazer para ficar mais leve e mais feliz: vou continuar seguindo a vida da maneira que acredito, com consciência das minhas escolhas, sem julgamentos, e com muito amor no coração!
Vou utilizar esta situação como força motriz de mais posts, mais eventos, mais textos e mais exemplos de amor em cada passo dado, porque tem muita gente por ai com o peito doido (como o meu ficou um pouquinho hoje) há tanto tempo que não acredita mais que merece ou mesmo que simplesmente PODE SER FELIZ!
Não posso perder meu foco, energia e disposição por este trabalho de vida devido a um estranho comentário… Sim, me entristece saber que alguém está incomodado com o meu trabalho a tal ponto dessa pessoa usar seu precioso tempo de vida para julgar e ofender, sem eu mesmo ter feito nada com intenção de machucar, ofender ou até mesmo obrigar a pensar como eu penso, e seguir os posts que publico…
Tão bom seria um mundo onde os “haters” entendessem que gastar energia (e tempo de vida) com algo que lhe é pessoalmente benéfico é milhares de vezes mais produtivo (e mais feliz!) do que gastar energia atirando pedras.
E aí, só reforçando:
Estas pedras, quando recebidas e irmanadas no ódio, voltam com a mesma força, machucam e geram um ciclo de não amor destrutivo e sem sentido. E as mesmas pedras, quando recebidas amorosamente, se transformam em um reforço mais sólido para as fundações dos castelos daqueles que acreditam em um mundo melhor.
Sendo assim, trabalho hoje a GRATIDÃO POR MAIS ESSE APRENDIZADO, e sigamos juntos firmes em nossos propósitos de vida!
Com muito amor no coração
Adorei o texto e a reflexão. Todos nós ainda temos um longo caminho na Terra, um dia de cada vez, um pequeno aprendizado após o outro.
Continue fazendo aquilo que você acredita e não deixe que ninguém te diga o que é certo ou errado. Te conheço ha mais de 30 anos e acompanhei o seu caminho ao longo de todo este tempo. Brilhe, cada vez mais! Um grande beijo! Pierre.
Obrigado pelo carinho, e apoio pessoal e profissional de sempre! Um passinho de cada vez com amigos fica sempre mais facil 🙂 bjo
A pessoa que escreveu simplesmente não respirou antes de escrever… não mentalizou palavras boas …. Não encheu seu coração de amor…. é uma pena….se essa pessoa de fato aplicasse os exercícios….não estaria nessa vibração….e com certeza estaria mais feliz! Conheço e agradeço pelo seu método!!! Agradeço sua generosidade de compartilhar com tanto amor todo o seu conhecimento! Siga em frente e continue brilhando!! Fazendo das pedras uma escada para subir cada vez mais!
Meu coração se enche de alegria com seu depoimento e carinho! Muito Obrigado! Vamos juntas!